Notícias

02.03.2021
Desenvolvimento

Amazônia 1: conheça o primeiro satélite 100% brasileiro colocado em órbita

Desde o último domingo (28), o primeiro satélite 100% brasileiro foi colocado em órbita. O equipamento, batizado de Amazônia 1, foi totalmente pensado, projetado e construído por brasileiros, entretanto, seu lançamento aconteceu no Centro de Lançamento Sriharikota, na Índia.

Foram 13 anos de trabalho e um investimento de R$ 380 milhões para que o Amazônia 1 seja capaz de auxiliar na observação e monitoramento do desmatamento da região amazônica. A construção do nosso satélite foi feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em parceria com a Agência Espacial Brasileira e coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

De acordo com o INPE, o Amazônia 1 já executou suas primeiras atividades no espaço, como estabilização e abertura do painel solar. O equipamento ainda passará por alguns testes para mais verificações, como o ajuste de câmera.

A vida útil prevista para o satélite é de quatro anos. Neste tempo, os dados que forem coletados pelo Amazônia 1 estarão à disposição da comunidade científica, órgãos do governo e quaisquer interessados.