As Notícias do Brasil
Publicado em 12/11/2015, às 19:01
Fonte:

Amabilidade pelo mundo

No Dia Internacional da Gentileza, 13 de novembro, uma positiva reflexão sobre o ato de ser gentil

O dicionário Aurélio define o termo gentileza como “Qualidade ou caráter de gentil”; “Amabilidade, delicadeza”, entre outras atribuições sinônimas. Agir com gentileza tornou-se uma regra de convivência do tempo presente. A boa notícia é que essa iniciativa vem se disseminando entre os cidadãos e não é raro cruzar com a frase “Gentileza gera gentileza” estampada em broches, camisetas, sacolas e atitudes cotidianas.

A mobilização acerca do assunto é recente e urge no momento em que as relações humanas tornaram-se mecânicas e superficiais. Grupos de pessoas com reflexões acerca do convívio em sociedade, acadêmicos ou não, passaram a promover e aplicar atitudes de maior consciência a respeito do coletivo para tornar as rotinas mais amenas e felizes.

O leque das iniciativas é tão subjetivo quanto amplo e envolve desde o compromisso com o gesto educado de ceder o lugar a um deficiente físico ao sorriso correspondido entre pessoas desconhecidas que se cruzam nas ruas e no trânsito. O fato é que agir de modo gentil desperta bons sentimentos e contribui com uma corrente de positividade muito desejada por todos que trabalham por finais felizes todos os dias.

Por Jéssica Albuquerque para EAB