Notícias

20.05.2019
Conquistas

Alunos brasileiros conquistam prêmio em concurso da NASA

A participação de uma equipe de estudantes brasileiros em uma competição da NASA já era algo a se comemorar, pelo ineditismo da empreitada. Mas o grupo denominado SpaceTroopers foi além, conquistando o prêmio de melhor equipe internacional (Jesco von Puttkamer International Team Award) e o de grupo que melhor solucionou questões que envolveram a atuação do robô (Pit Crew Award) durante a competição NASA Human Exploration Rover Challenge.

Para participar do concurso, os jovens construíram seu próprio Rover – veículo de exploração espacial – que concorreu em Huntsville, no Alabama. Segundo o professor e chefe de Departamento de Engenharia de Telecomunicações da UFF, João Marcos, a presença de uma equipe brasileira no NASA Human Exploration Rover Challenge é de grande importância para o futuro da robótica nacional. “O Brasil precisa cada vez mais formar pessoas com habilidades e criatividade nessa área. Não podemos ficar de fora dessa nova onda para que não sejamos, mais uma vez, um mero importador de tecnologia”, enfatiza.

O grupo é formado pelos alunos de Engenharia Química da UFF Nathalia Pires e Fellipe Franco, além de Yago Dutra, Larissa Ferreira, Rafaela Bastos e Alexandre Rodrigues, que cursam o ensino médio em escolas de São Gonçalo e Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Juntos, os seis colecionam mais de 50 medalhas em competições científicas regionais, nacionais e até internacionais.