Notícias

18.11.2019
Brasil

19 de novembro - Dia da Bandeira

A bandeira que representa a República Federativa do Brasil, tal qual a conhecemos, foi adotada legalmente no dia 19 de novembro de 1889. E, nessa data, é comum que ocorram comemorações cívicas com o intuito de exaltar o símbolo máximo da nação por meio de desfiles ou eventos, normalmente acompanhados pelo Hino Nacional e o Hino da Bandeira.

Essa data também é utilizada para que as bandeiras nacionais em mau estado de conservação, rasgadas ou em desuso, entregues nas Unidades Militares ao longo do ano, sejam incineradas segundo o cerimonial descrito no Art. 32 da Lei número 5.700, o qual define que a incineração das bandeiras ocorra de maneira solene em uma pira no pátio do quartel militar.

A EAB acredita que o amor pelo Brasil é o primeiro passo para contribuir para a formação de uma unidade nacional, melhor e mais igualitária.

O Dia da Bandeira é uma importante ocasião para refletirmos a respeito de nossa pátria, de como sua composição representa características marcantes de nosso país e, principalmente, de relembrar o orgulho que sentimos em ser brasileiros.

Para a EAB, promover a Bandeira Nacional significa exaltar o símbolo que nos une enquanto Nação, inspirando em cada indivíduo valores como o patriotismo, consciência cívica e cidadania. É justamente por este propósito que o presidente da EAB Doutor José Marcelo Braga Nascimento, hasteou mais de 200 Bandeiras Nacionais pelas principais pontes, avenidas, praças e CEU’s (Centro Educacional Unificado) de São Paulo.