Notícias

15.11.2018
Brasil

15 de Novembro - O dia em que nos tornamos a República Federativa do Brasil

A data de 15 de novembro de 1889 foi histórica pois marcou um dos acontecimentos mais emblemático do país: a Proclamação da República. Ela não apenas mudou nosso sistema político, como também transformou a esfera psicológica da população, que até então estava adaptada à figura do imperador e que agora poderia participar de maneira mais ativa nos rumos da nação.

O anúncio ocorreu na Praça da Aclamação, atualmente chamada Praça da República, no Rio de Janeiro - à época capital do Império. Um grupo de militares liderados por Marechal Manuel Deodoro da Fonseca destituiu do poder o imperador e instituiu um governo republicano.

O cenário naquele momento apresentava um sistema monárquico em crise, o qual não representava às mudanças sociais em processo no país. Questões como o descontentamento da Igreja Católica a respeito das interferências de Dom Pedro II nos assuntos religiosos, as críticas do Exército Brasileiro em relação a corte e a crise econômica que se acarretou após a Guerra do Paraguai, além da ascensão da classe média com ideais republicanos, foram fatores predominantes.

De acordo com registros históricos, a Monarquia chegava ao fim 67 anos após a declaração da Independência do Brasil. Na noite de 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia em nosso país.